Instruções


Dicas e tutoriais | Montagem e fechamento de arquivo

Voltar

Marca d’água

Deseja produzir um material com Marca d’ água?

É necessário seguir algumas regras para que depois da impressão o material esteja como o desejado. Por isso, deve haver uma diferença entre as cores do fundo e das informações, visando proporcionar um melhor resultado.

A região em que a marca d’água será inserida deve conter pelo menos 10% de tinta nos canais (CMYK) ou apresentar uma variação de cor de, no mínimo, 10% em relação ao fundo. Isso é fundamental para garantir a visibilidade da marca d’água na impressão. No caso do papel Kraft, é aconselhado utilizar no mínimo 30% de tinta nos canais CMYK para assegurar uma  excelente qualidade de impressão e visualização.

Conheça abaixo os tipos de Marca d’água existentes e as porcentagens corretas que devem ser aplicadas em cada uma delas. 

 

– Marca d’água em impressão sem fundo

A Marca d’água sem fundo é uma das mais conhecidas, na qual não possui nenhum tipo de cor no fundo da arte gráfica, mantendo a característica pura do papel, destacando apenas as cores utilizadas na marca d’água. Informamos que para que a mesma saia na impressão é necessário o mínimo de 10% de cor, sendo esta em canal único ou na soma dos canais CMYK.

Marca d'água sem cor de fundo l Gráfica Cores

 

No exemplo usado acima utilizamos o mínimo de 10%.

 

– Marca d’água em impressão com fundo

A Marca d’água em impressão com fundo é conhecida como tom sobre tom, no qual se usa uma cor no fundo do papel e uma cor próxima a esse fundo na informação da marca d’água. Nesses casos, dependendo da composição utilizada em ambos (fundo e informação) as informações poder ser confundidas com o fundo, proporcionando um efeito indesejado.

Por isso, aplicamos a seguinte regra: nos canais de cor CMYK a marca d’água deverá ter uma diferença de 10% do fundo, isso em cada um dos canais utilizados. Deste modo, a informação usada na marca d’água terá um destaque da cor do fundo sem perder a tonalidade desejada.  

Marca d'água com cor de fundo l Gráfica Cores

 

– Marca d’água em impressão com fundo preto

A composição do preto por ser feito tanto com a utilização de todos os canais CMYK ou apenas com o canal K, porém ambos os modos requerem que o canal K tenha porcentagem igual ou superior a 50%. Portanto, para que a Marca d’água fique em evidencia no fundo escuro, é necessário que os canais CMY tenham 10% de diferença da cor do fundo e o canal K 15%.

Confira o exemplo abaixo:

Marca d'água no preto l Gráfica Cores

No exemplo acima foi utilizado um preto composto, lembramos que nos casos do preto puro (K=100) a Marca d’água deve ter porcentagem máxima de preto de K=85, respeitando a diferença mínima dos 15% solicitado.

Reforçamos que a diferença de 15% no canal K é dada apenas quando a porcentagem de cor for igual ou superior a 50%.

Obs: Certifique-se de que a espessura do fio de impressão seja de no mínimo 0,3 mm ao lidar com materiais contendo marcas d’água com fundo na cor preta, a fim de garantir sua visibilidade adequada no produto final, seja este um elemento vetorial ou uma imagem.

Realize a Marca d’água em impressos de qualidade, acesse agora mesmo a loja da Cores e tenha o melhor custo-benefício.

 

Ficou com dúvidas? Utilize as instruções abaixo:

Como utilizar o gabarito

Posso colocar bordas na minha arte?

Como converter fontes em Curvas?      

Qual resolução devo salvar as imagens?

Como manter meu material dentro dos padrões da Gráfica Cores?

Para acessar mais conteúdos de instrução, clique aqui!