Marca d’água
Deseja produzir um material com Marca d’ água?
É necessário seguir algumas regras para que depois da impressão o material esteja como o desejado. Por isso, deve haver uma diferença entre as cores do fundo e das informações, visando proporcionar um melhor resultado.
A região em que a marca d’água será inserida deve conter pelo menos 10% de tinta nos canais (CMYK) ou apresentar uma variação de cor de, no mínimo, 10% em relação ao fundo. Isso é fundamental para garantir a visibilidade da marca d’água na impressão. No caso do papel Kraft, é aconselhado utilizar no mínimo 30% de tinta nos canais CMYK para assegurar uma excelente qualidade de impressão e visualização.
Conheça abaixo os tipos de Marca d’água existentes e as porcentagens corretas que devem ser aplicadas em cada uma delas.
– Marca d’água em impressão sem fundo
A Marca d’água sem fundo é uma das mais conhecidas, na qual não possui nenhum tipo de cor no fundo da arte gráfica, mantendo a característica pura do papel, destacando apenas as cores utilizadas na marca d’água. Informamos que para que a mesma saia na impressão é necessário o mínimo de 10% de cor, sendo esta em canal único ou na soma dos canais CMYK.
No exemplo usado acima utilizamos o mínimo de 10%.
– Marca d’água em impressão com fundo
A Marca d’água em impressão com fundo é conhecida como tom sobre tom, no qual se usa uma cor no fundo do papel e uma cor próxima a esse fundo na informação da marca d’água. Nesses casos, dependendo da composição utilizada em ambos (fundo e informação) as informações poder ser confundidas com o fundo, proporcionando um efeito indesejado.
Por isso, aplicamos a seguinte regra: nos canais de cor CMYK a marca d’água deverá ter uma diferença de 10% do fundo, isso em cada um dos canais utilizados. Deste modo, a informação usada na marca d’água terá um destaque da cor do fundo sem perder a tonalidade desejada.
– Marca d’água em impressão com fundo preto
A composição do preto por ser feito tanto com a utilização de todos os canais CMYK ou apenas com o canal K, porém ambos os modos requerem que o canal K tenha porcentagem igual ou superior a 50%. Portanto, para que a Marca d’água fique em evidencia no fundo escuro, é necessário que os canais CMY tenham 10% de diferença da cor do fundo e o canal K 15%.
Confira o exemplo abaixo:
No exemplo acima foi utilizado um preto composto, lembramos que nos casos do preto puro (K=100) a Marca d’água deve ter porcentagem máxima de preto de K=85, respeitando a diferença mínima dos 15% solicitado.
Reforçamos que a diferença de 15% no canal K é dada apenas quando a porcentagem de cor for igual ou superior a 50%.
Obs: Certifique-se de que a espessura do fio de impressão seja de no mínimo 0,3 mm ao lidar com materiais contendo marcas d’água com fundo na cor preta, a fim de garantir sua visibilidade adequada no produto final, seja este um elemento vetorial ou uma imagem.
Realize a Marca d’água em impressos de qualidade, acesse agora mesmo a loja da Cores e tenha o melhor custo-benefício.
Ficou com dúvidas? Utilize as instruções abaixo:
– Posso colocar bordas na minha arte?
– Como converter fontes em Curvas?
– Qual resolução devo salvar as imagens?
– Como manter meu material dentro dos padrões da Gráfica Cores?
Para acessar mais conteúdos de instrução, clique aqui!